quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Escaladores de geladeiras
















Imãs da geladeira


20 reais cada




















segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

GENOVEVA E GIL ENTRANDO NO CLIMA DE CARNAVAL!!

Adereços de Marcia Brito do Atelier Caixadagua33

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O Fenolite, o Papelão e o Vinil Adesivo na Gravura


Em minha trajetória como artista a gravura em metal tornou-se o principal meio de expressão e por ter vivido em locais onde havia grande dificuldade de conseguir placas de cobre, passei a pesquisar outros materiais que possibilitassem a continuação de meu trabalho.
O fenolite passou a substituir as placas de cobre maciço para muitas das técnicas tradicionais da gravura em metal tais como: Água-forte, água-tinta, verniz mole e maneira negra.
O fenolite é uma placa formada por uma fina camada de cobre sobre uma mais espessa de resina, usado para a gravação de circuitos impressos em eletrônica e foi bastante útil no ensino dessas técnicas pois, seu uso pouco difere dos métodos usados para gravar em cobre maciço. Não é adequado ao buril e a ponta seca.
Minha busca, porém, era de uma maneira pessoal e original para produzir minhas imagens.

Aderi ao uso do vinil adesivo para isolar o verso das placas de cobre que iriam ao ácido em 1977, na Suiça, prática comum no Centre Genevois de la Gravure Contemporaine, onde vivi por dois anos. A familiaridade com esse material levou-me, anos depois, na década de 90, a usa-lo agregado ao papelão para a confecção de matrizes para calcografia e gravura em relevo.
Esses dois materiais combinados mostraram grande versatilidade, baixo custo, manuseio fácil e ágil.
Não tem como finalidade substituir o cobre maciço como no caso do fenolite, mas me abriu um leque de novas possibilidades gráficas no exercício da gravura.
Com o papelão e o vinil adesivo foi também criada uma maneira bastante simples para a construção de matrizes em relevo, adequada à crianças, facilitando assim o entendimento dos princípios básicos de gravação e impressão.

Mario Arrabal Pacheco

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Falsas incisões

Trabalho concebido a partir de minhas experimentações gráficas


Falsas incisões

Papelão/ Vinil adesivo/Tinta de Off-Set
120x90cm
Obra adquirida por Rodovia Representações (Xexéu)